SIPAT 2018

• Foto: Fernando Camargo

Durante uma semana, entre os dias 11 e 15 de junho, foi realizada a 10ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) em ambas as Sedes do Clube Recreativo Dores. Organizada pelas equipes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), a programação tem por objetivo incentivar os funcionários das Sedes Central e Campestre a participarem de palestras e atividades que melhorem sua qualidade de vida e tornem sua vivência no trabalho mais agradável e segura.

Confira a galeria de imagens do SIPAT 2018 clicando aqui.

Mesmo para aqueles que participaram de edições anteriores do evento, a Sipat é uma excelente oportunidade de aumentar e reavivar conhecimentos relativos à prevenção de acidentes no trabalho. Também é objetivo fazer com que cada colega se sinta motivado a propagar boas práticas no trabalho, entendendo que, cada um fazendo sua parte, todos terão um ambiente mais saudável no Clube Dores.

CONHECIMENTO E BEM-ESTAR
As palestras de capacitação iniciaram na manhã de segunda-feira, na Sede Campestre. Para a primeira exposição, foi escolhido um tema de cuidado pessoal: "Saúde bucal", com o palestrante convidado Fabrício Zanatta. Já na parte da tarde, na Sede Central, a palestra foi de cunho motivacional. Com o título "Como ser diferente em um mundo igual", a apresentação, também na Sede Central, ficou por conta da equipe da empresa MV Coaching.

No dia 12 de junho, a palestra "Doenças infecciosas" foi ministrada em ambas as Sedes. Também com foco na qualidade de vida do funcionário, a apresentação da tarde foi feita pela equipe da Fisma, coordenada pela professroa Marilaine Menezes.
Na quarta-feira, o tema das apresentações foi "Segurança no trânsito". De grande importância. tanto fora quanto dentro do Clube (a Sede Campestre, por exemplo, possui grande circulação de veículos), a fala foi ministrada pelo palestrante Rodrigo Pires.

O quarto dia de capacitação valorizou a "prata da casa". Para falar do tema de "Sustentabilidade", o vice-presidente de Meio Ambiente, Guido Zanatta, e a gerente de Portaria da Sede Campestre, Paula Assolin, foram os escolhidos. O quinto e último dia foi uma versão invertida do primeiro. Na Campestre, os funcionários assistiram à palestra da MV Coaching e, na Central, a de Fabrício Zanatta.

GRATIDÃO E SOLIDARIEDADE
Além dos intervalos de cofee break, nos quais os funcionários puderam confraternizar e trocar impressões sobre o que aprendiam, alguns momentos de trocas valem a menção. Como é tradicional, foram sorteados brindes para os participantes da Sipat. Contudo, em 2018, foi feita também uma campanha do agasalho, na qual os funcionários doavam aquelas peças que estavam sem uso, bem como alimentos, e escolhiam a entidade beneficiada.

Para o supervisor geral e presidente da Cipa da Sede Campestre, Marcos Lorenzo Maciel, o despertar social e humanizado foi geral, entre os funcionários do Clube. Entre agradecimentos, destacou a participação de todos o membros da Cipa de ambas as Sedes, principalmente a Anderson Ramos, Leonice Souza e Vera Sampaio pelo carinho ao fazer café para os colegas, ao técnico em Segurança do Trabalho Rodrigo Cezar Silva pela sua valiosa contribuição diária, e a Diretoria do Clube Recreativo Dores pelo apoio incansável prestado ao evento.

Conforme Marcos Maciel, foi uma semana de ótimas palestras envolvendo saúde, segurança no trânsito, sustentabilidade, e motivação. Segundo ele, tudo se justifica a partir de uma máxima na qual acredita e segue: "As pessoas são ativo mais importante de uma empresa".

• Foto: Fernando Camargo