Investimento no Centro Aquático
CLUBE DORES ADQUIRE NOVA CALDEIRA!
O clube esta adquirindo uma nova caldeira (aquecedor de água) para o prédio do Centro Aquático, na Sede Central. Com capacidade de 700.000 kcal/h, o novo aparelho ira substituir a atual caldeira, a qual está em funcionamento desde a inauguração do prédio.
Como funcionará essa nova caldeira?
Com a capacidade de funcionar tanto a diesel como através de eletricidade, a nova caldeira tem função de aquecer a água dos chuveiros e piscinas térmicas, assim como de aquecer os ambientes do prédio através da calefação. Quanto aos chuveiros, o Clube segue fazendo manutenções diárias no sistema. Monitora diariamente a temperatura de aquecimento da água e realiza ajustes nos misturadores nos box de chuveiros. O sistema de aquecimento da água é único, ou seja, a geração de calor atende tanto os vestiários masculino e feminino da piscina térmica, como as saunas e vestiário masculino no segundo pavimento.
Por que a regulagem da temperatura dos chuveiros às vezes não funciona como deveria?
O sistema de regulagem no chuveiro conta com registro misturador monocomando, onde várias peças internas compõe o registro e fazem a mistura da água quente com a água fria. É normal com o tempo e a alta demanda de banhos, algumas peças internas do misturador se desgastarem e não funcionarem corretamente. Quanto a isso, o clube esta fazendo manutenções noturnas, após o fechamento e funcionamento do prédio, para realizar os ajustes onde se verifica a necessidade.
Como regular a temperatura do chuveiro?
Recentemente foram colados nas paredes dos vestiários e banheiro indicativos da melhor maneira para utilização dos chuveiros do centro aquático. O passo a passo se seguido, deve funcionar, com o misturar estando em dia e sem apresentar problemas.
Qual foi o motivo para fazer a troca da caldeira?
O clube destaca que a demanda por banhos no Centro Aquático aumentou consideravelmente nos últimos anos. Com as diversas atividades que estão sendo realizadas e o aumento da utilização do associado da infra estrutura do Centro Aquático, está sendo necessário o redimensionamento e adequação da estrutura instalada, a qual sofreu um desgaste com o passar dos anos e está sujeita a alta demanda atualmente. Existem estudos em andamento para a troca do sistema de aquecimento da água dos chuveiros do prédio. Por fim, o Clube esta investindo cada vez mais em infraestrutura e com o seu corpo técnico para adequar o sistema e atender cade vez melhor o quadro associativo.
A água que chega ao chuveiro é uma mistura da água de dois canos, um cano de água fria e um cano de água quente, que vem da caldeira da piscina térmica. O segredo da regulagem é a mistura desses dois. O Engenheiro do Clube Eduardo Rizzatti definiu alguns passos para explicar como regular:
1 - Antes de iniciar o banho, verifique se o misturador está virado para o lado frio. Caso contrário, vire antes de acionar a água;
2 - Acione o chuveiro até que a água que esta na rede saia e normalize na temperatura fria;
3 - Após isto, comece a virar o misturador para o sentido da temperatura quente, até que a temperatura da água seja satisfatória.
Para que o processo dê certo ele destaca duas importantes observações:
1: o processo inteiro deve ser feito com acionamento da água, para que a água que está na rede saia e a temperatura final seja atingida;
2: a quantidade de acionamentos pode variar de acordo com a quantidade de pessoas utilizando os chuveiros no momento.
Todo esse passo a passo estará em placas na sala de banho e uma placa menor, mostrando as regulagem de quente e frio, estará em todos os boxes junto ao registro.