COVID-19: Uma retrospectiva das medidas Dorenses

• COVID-19: Uma retrospectiva das medidas Dorenses

Desde o início deste ano, em todo o mundo, nenhum assunto é tão presente quanto a pandemia de COVID-19. A doença, causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2), foi registrada pela primeira vez na China, em dezembro de 2019, e, desde então, espalhou-se pelo globo. No Brasil, o primeiro caso confirmado foi registrado em 25 de fevereiro de 2020.

Desde então, a direção do Clube Recreativo Dores tem estado atenta às notícias e recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. Ainda no início de março, período de incerteza e informações desencontradas, o Dores ampliou os pontos de dispensadores de álcool gel, bem como passou a realizar recomendações a respeito do uso de bebedouros. A partir da terceira semana de março, atitudes mais drásticas passaram a ser tomadas, conforme julgou-se necessário:

16 de março
• Aulas da Escola Doritos foram suspensas até o final do mês;
• Transferência das datas dos Jantares Infantil e Acalentos de Outono.

17 de março
• Suspensão das atividades de todas as escolinhas esportivas até o final do mês.

18 de março
• Suspensão das atividades de: academia; todas as escolinhas e cursos; confraternizações e ensaios de grupos; sauna; piscinas internas e externas; Dores Praia Park; bares (atendimento somente de lanches rápidos); Happy Hour; torneios esportivos; viagens de equipes; Festa da Páscoa; eventos sociais;

• Fechamento da Sede Central do Clube Dores até o final do mês, conforme Decreto Executivo 54, de 18 de março de 2020.

"Conforme o Decreto Executivo, devem ter suspensas, até o dia 30 de março (a contar desta quinta-feira, dia 19), as seguintes atividades: casas noturnas, boates, casas de eventos, teatros, museus, circo, bibliotecas, sedes sociais de clubes e cinema. Fica vedado o funcionamento de brinquedotecas, espaços kids, playgrounds e espaços de jogos. Também foi decretado, pelo mesmo prazo, a suspensão de missas, cultos e reunião de qualquer natureza em igrejas e templos de qualquer culto."

19 de março
• Após reunião com profissionais da Saúde e representantes dos órgãos competentes, a diretoria do Clube Dores optou pelo fechamento da Sede Campestre, mantendo apenas o expediente interno.

20 de março
• A maior parte dos funcionários de ambas as Sedes do Clube foram dispensados até nova determinação.

1º de abril
• Foi determinado período de férias para os funcionários dorenses até o dia 22 de abril, salvo pouquíssimas exceções;

• Foram divulgadas as seguintes determinações da Diretoria Executiva para o mês de abril:

1. Isentar todas as taxas de serviço do Clube (escolinhas, estacionamento, etc);

2. Muito embora a mensalidade social seja para os serviços essenciais de manutenção do Clube, foi concedido desconto 30% do valor da mesma de associados e dependentes, competência abril/2020;

3. Foi alterada a data do vencimento do dia 10 para o dia 20 de abril.

2 de abril
• Foram divulgadas novas orientações a respeito das mensalidades:

1. A cobrança será na forma normal que vem sendo realizada: débito em conta ou boleto bancário;

2. O associado que não receber boleto bancário por e-mail pode enviar seu nome completo para: secretaria@clubedores.com.br;

3. Caso o boleto seja gerado pela Área do Associado, no site www.clubedores.com.br, deve-se esperar até o dia seguinte para que o boleto possa ser pago. O período deve-se a questões de processamento interno da solicitação.

13 de abril
• Divulgado comunicado aos funcionários dorenses no qual o Clube Recreativo Dores reafirma seu compromisso social e torna pública a decisão unânime da Diretoria Dorense em manter o máximo possível os empregos;

• No mesmo comunicado, garantiu-se o pagamento dos salários do mês de abril/2020 integralmente, visando proporcionar condições financeiras mínimas para a travessia desta fase.

A DORENSE EM REVISTA E A COMUNICAÇÃO DO DORES

Atualmente, o Clube Dores possui dois focos distintos em sua área de Comunicação: de um lado a Dorense em Revista e do outro o site e as Redes Sociais. Mesmo que, muitas vezes, as coberturas de eventos e acontecimentos circulem em ambas, as especificidades de cada meio fazem com que abordagens diferenciadas sejam tomadas pelas distintas partes da equipe de Comunicação.

Devido ao momento atípico, toda a informação endereçada aos dorenses será focada nos meios digitais. O motivo é a minimização do contato entre indivíduos tanto no momento de impressão, quanto no da entrega da revista física.

Até que novas determinações sejam emitidas, parte do material que seria publicado na Dorense em Revista será adaptado para os meios digitais, como as seções do “Associado” (“Você no Foco”, “Click Dorense”, e assim por diante). Para atualizações sobre o funcionamento do Clube, acompanhe nosso site e redes sociais: Facebook e Instagram.

• COVID-19: Uma retrospectiva das medidas Dorenses