Natação: completa e de baixo impacto

• Natação: completa e de baixo impacto

As crianças desejam se igualar aos golfinhos, e os idosos só buscam um condicionamento, aparência e saúde equivalente a uma faixa etária inferior às próprias. Os benefícios da natação não se limitam a esses, mas é importante que saibamos que o esporte não só é procurado para uma boa manutenção de saúde, mas também para aqueles que desejam manter a boa forma. Se você está em dúvida sobre a escolha da atividade ideal, vamos conhecer um pouco mais sobre esse esporte que refresca e ainda evita o desconforto de suor e temperaturas extremas!

1. BAIXO IMPACTO

É comum ouvirmos relatos de desconfortos e incômodos no início da prática de exercícios físicos. A natação é diferente, pois oferece algo que nenhum outro exercício aeróbico pode: oferece a capacidade de trabalhar todo o seu corpo, e sem qualquer impacto severo sobre o seu sistema esquelético, assim reduzindo as dores durante a fase de adaptação. Esses benefícios da natação proporcionam que a piscina seja o local ideal para trabalhar músculos rígidos e articulações doloridas, principalmente para pessoas que lidam com sobrepeso e limitações físicas.

2. ARTRITE

Os alongamentos feitos na piscina podem fortalecer os músculos e ainda contribuir significativamente como treino aeróbico. O ideal para pessoas que sofrem com artrite é uma piscina aquecida, pois a água quente pode ajudar a “soltar” as articulações rígidas. Na verdade, as pessoas com artrite reumatoide podem desfrutar dos benefícios da natação ainda mais que as demais pessoas, principalmente se combinada com hidroterapia. As braçadas na piscina ainda podem reduzir as dores de osteoartrite.

3. FORÇA TÔNUS E MUSCULAR

A natação é uma ótima maneira de aumentar a força e tônus muscular, especialmente se comparada aos demais exercícios aeróbicos. Quando um atleta está correndo em uma pista, ele se move através do ar, enquanto um nadador enfrenta a resistência oferecida pela água, que conta com densidade cerca de 12% maior que a referente ao ar.

4. TRABALHA TODO O CORPO E O TORNA MAIS FLEXÍVEL

A natação desafia todo o corpo simultaneamente através de uma ampla gama de movimentos que ajudam as articulações e ligamentos a se soltarem e se tornarem mais flexíveis. Você pode mover os braços, pernas e cabeça, e a extensão de braços e pernas proporciona que você alongue seu corpo de forma mais eficiente na água, sendo o alongamento completo.

5. MELHOR SAÚDE DO CORAÇÃO

Não pense que a natação apenas tonifica músculos do peitoral, tríceps e quadríceps, pois um dos maiores benefícios da natação é sobre o coração. Como a ela é uma opção de exercício aeróbico, ela serve para fortalecer o coração, não só ajudando-o a se tornar maior, mas beneficiando-o para um melhor bombeamento, fornecendo um melhor fluxo de sangue por todo o corpo.

6.  CONTROLE E QUEIMA DE CALORIAS

De modo geral, a estimativa aponta que, a cada 10 minutos de natação, nadando de peito, se queimam até 60 calorias, enquanto nadando de costas se queimam até 80 calorias. Para atletas avançados, os números podem aumentar ainda mais.

7. SEM ALERGIAS

Um dos benefícios da natação é que proporciona que você se exercite no ar úmido, o que pode ajudar a reduzir sintomas de asma e alergias. Os exercícios na piscina podem auxiliar no aumento do volume do pulmão e ainda ensinar técnicas de respiração adequadas. Os benefícios da natação podem ser ainda mais superiores após o primeiro ano de prática regular.

8. SEM ESTRESSE

Sendo destaque entre os exercícios aeróbicos, os benefícios da natação se estendem ao fator psicológico também. Ao cumprir os exercícios e reconhecer a sua superação, a pessoa motiva-se para se manter determinado e animado para seguir em frente. Os níveis de endorfina tendem a ficar mais elevados com as braçadas, por isso, abuse do hormônio da felicidade e seja feliz com o apoio da natação para uma melhor saúde e boa forma.

9. AUTOESTIMA

Os benefícios da natação podem desencadear inúmeros outros, dentre esses, o bem-estar é um dos propósitos que favorecem as pessoas a se manterem ativas e praticando o nado regularmente. Quem não se sente bem e seguro com uma boa forma e melhor qualidade de vida? O fato de se sentir bem pode ficar evidente no comportamento e vida social daqueles que conseguem obter o máximo de benefícios durante toda a vida.

Agora que conhece alguns dos benefícios da natação, é só passar na Secretaria do Clube e conferir os horários e começar a praticar!

TURMAS

6 meses a 2 anos

2 a 4 anos

5 a 8 anos

9 anos +

Adulta

Horários variados, consulte junto à Secretaria.

• Natação: completa e de baixo impacto