Certificado de créditos de carbono

• Certificado de créditos de carbono

Desde o ano de 2016, o Clube Dores estuda ativamente formas de reduzir os custos da grande demanda por energia elétrica de ambas as Sedes, bem como trabalhar de forma a minimizar os impactos ambientais deste consumo. Nesta época, foi deliberado que o Clube ingressaria no Mercado Livre de Energia.

Recentemente, o Dores recebeu um Certificado de Emissões Reduzidas da Ludfor, empresa que assessora seu consumo energético no mercado livre, referente ao ano de 2017. Ao longo de todo o ano referido, além de uma média de 30% de economia nos gastos diretos, o Clube reduziu 194,81 tCO2e.

A medida TCO2E

A unidade dos créditos de carbono nos “Certificados de Emissões Reduzidas” é padronizada em toneladas de Dióxido de Carbono equivalente (tCO2e). Falando em termos puramente numéricos, pode ser um pouco complexo entender os impactos do valor, contudo, há algumas comparações que podem ser feitas. Como o Dores pode escolher a fonte de sua energia, pode optar por fontes mais limpas, por exemplo. Ao longo de 2017, com estas escolhas, o impacto ambiental foi o equivalente a mais de cinco mil mudas de árvores conservadas por 20 anos, por exemplo.

• Certificado de créditos de carbono