MENU

Compartilhando a Tradição

Publicada em 21/10/2018

Ao longo da programação da Semana Farroupilha, o Departamento Tradicionalista Querência das Dores recebeu e realizou uma série de visitas. Fosse para discutir os temas pertinentes ao folclore regional, fosse apara apresentar um pouco das proezas das invernadas artísticas, a tônica da semana foi compartilhar o sentimento de ufanismo em relação ao Rio Grande do Sul.

Um pouco sobre o tradicionalismo Como parte da entidade que é um dos expoentes do tradicionalismo gaúcho na região, integrantes do Querência das Dores foram convidados a visitar escolas de Santa Maria. Em suas conversas e palestras, falaram um pouco sobre o folclore regional e a cultura propagada pelo MTG.

Os jovens Julia Pauli Jost, 1ª prenda mirim do DT, e Julio Cesar de Lima e Silva, 2º piá da 13ª RT, foram responsáveis por compartilhar seus conhecimentos com os alunos do Colégio Marista Santa Maria e da Escola de Educação Infantil Doritos. Já a diretora cultural do Querência das Dores, Maria Cristina Rigão Iop, dividiu suas vivências com os estudantes das Escolas Municipais Diácono João Luiz Pozzobon e Intendente Manoel Ribas.

ARTE E TRADIÇÃO EM MOVIMENTO 

A invernada mirim do Querência das Dores teve uma semana agitadíssima, durante os festejos farroupilhas. Com a agenda lotada, levaram a alegria da dança e da música por onde passaram. Em seu caminho, compartilharam amor às tradições regionais por diversas escolas, não apenas realizando suas apresentações, como convidaram seus anfitriões para arriscarem alguns passos de dança.

As instituições visitadas foram: Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Antônio Reis, Escola Municipal de Educação Infantil Ângela Tomazetti, Escola Estadual de 1º e 2º Grau Coronel Pilar, Colégio Marista Santa Maria, Escola de Educação Infantil Doritos, Espaço Criança - Clínica de Aprendizado.

A TRADICIONAL ACOLHIDA GAÚCHA 

Entre os valores propagados pelos tradicionalistas gaúchos está a hospitalidade. Por isso, foi com deleite que os integrantes do Querência das Dores receberam duas ilustres visitas em sua sede. Na noite de 16 de setembro, os visitantes vieram da Escola de Educação Infantil Abelhinhas. Com seu grupo denominado “Querência das Abelhinhas”, alegraram os presentes com apresentações de dança com temáticas gaúchas.

Na mesma noite, o Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil Alma Gaúcha, da Escola Estadual Tancredo Neves, foi recebido pelos dorenses. O grupo de danças juvenil do Alma Gaúcha honrou seu nome e encantou a todos com suas interpretações das danças tradicionais.

TRADIÇÃO E RELIGIOSIDADE  

No dia 18 de setembro, os festejos da Semana Farroupilha levaram integrantes do DT ao Asilo Vila Itagiba. Lá, os representantes do Clube Dores realizaram uma missa crioula, levando não apenas a tradição do folclore regional aos vovôs, mas também uma benção especial do "patrão de cima".

Confira outras imagens