Clube Recreativo Dores - Santa Maria RS
Menu
Pesquisa no Conteúdo
Clube Recreativo Dores - Santa Maria RS
Fechar
Pesquise no conteúdo

Tradição e fé na Missa Crioula

  • Tradição e fé na Missa Crioula

Na noite de 15 de setembro, foi realizada a tradicional missa crioula. Criada em 1967, a missa crioula é uma celebração católica com orações e liturgia campeira, na qual são utilizados símbolos do campo, da campanha, dos usos e costumes do gaúcho.

Entre os momentos mais emocionantes da Missa Crioula está o que relembra um dos mais marcantes episódios da história do Rio Grande do Sul: a Revolução de 1923. Como a missa busca trazer a paz e a compreensão entre todos, os homens que participam da missa depõem suas armas, representadas por facões estilizados, colocando-as num canto e os tradicionalistas entrelaçam na cruz os lenços vermelho (representado os maragatos) e branco (representando os ximango).

A missa crioula é um momento de celebrar a vida e contou com a dedicada organização das coordenadoras dos grupos de dança da entidade: Fabiana, Liberacy, Elisângela, Maria Lenir e Lisielle.

  • Tradição e fé na Missa Crioula
Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.