A semana mais gaúcha do ano no Clube Dores

• A semana mais gaúcha do ano no Clube Dores

A Semana Farroupilha é um momento especial de culto ao folclore regional. Em todo o estado, tradicionalistas comemoram os feitos da Guerra dos Farrapos, enaltecendo a figura do gaúcho mítico — um homem do campo de alma nobre, trabalhador na paz, corajoso na guerra e generoso na bonança.

A cada ano, o Movimento Tradicionalista Gaúcho escolhe um tema relacionado à história do Rio Grande do Sul para nortear os festejos farroupilhas. Em 2018, foi escolhido o “Tropeirismo”, movimento no qual homens levavam gado, mulas e cavalos de uma região a outra. Seu momento de maior relevância foi no século XIX, quando milhares de animais foram transportados do Uruguai e da Argentina até a cidade de Sorocaba, no estado de São Paulo.

Durante os longos trajetos um “novo” homem do campo criou sua identidade. Como as viagens eram extensas, repletas de dificuldades, nos momentos de descanso havia a necessidade de algum tipo de distração. Nestes momentos, os tropeiros cantavam, dançavam e contavam histórias. Além da questão cultural, o tropeirismo incentivou o desenvolvimento em diversos recantos do sul do país. Devido à importância destas figuras, os tropeiros foram escolhidos como o tema do desfile de 20 de setembro do Departamento Tradicionalista Querência das Dores.

O FOGO DAS TRADIÇÕES

O desfile do dia 20 de setembro, realizado na Avenida Nossa Senhora Medianeira, foi a culminância dos festejos farrapos. Entretanto, as comemorações começaram muito antes. O acendimento da Chama Crioula, que marca o início das festividades, foi realizado na cidade de Iraí, na chácara O Chalé, no dia 10 de agosto. O local foi escolhido por ter sido ponto de passagem de tropas e partida de balseiros e, de lá, a chama foi levada a todos os rincões do estado. Recebido pelo grupo de cavalarianos da 13ª Região Tradicionalista, o fogo simbólico foi conduzido até Santa Maria, chegando a Santa Maria já em setembro.

No dia 8, integrantes do Departamento Campeiro do Querência das Dores, coordenados pelo peão João Batista Schlotfeldt, buscaram a centelha da Chama Crioula no largo do altar monumento da Basílica da Nossa Senhora Medianeira. Durante a tarde, os casais patrão do DT, Anaides e Zeno de Souza, e presidente do Clube, Ana e Cleber Ruviaro, acompanhados da patronagem, das prendas e peões da entidade receberam dos cavalarianos as bandeiras e a Chama Crioula. Neste ato, foi oficialmente dada por aberta a Semana Farroupilha da entidade.

De 14 a 20 de setembro, o Querência das Dores ofereceu uma programação variada de atividades e eventos. A cada noite foram oferecidos um cardápio diferente e belíssimas apresentações artísticas e culturais. A coordenação cultural do departamento destacou e agradeceu à constante e importante participação do casal patrão do DT, que não mediram esforços para que tudo transcorresse da forma mais harmônica possível.

• A semana mais gaúcha do ano no Clube Dores